Grupo de Discussão 2 - Responsabilidade Internacional
- Liga Acadêmica Jurídica do Piauí
- 18 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2020
"Como um meio de unir os integrantes, nesse período pandêmico, da LAJUPI deu-se início ao Grupo de Discussões. Dentro das reuniões, nós, ligantes, interagimos por meio de discussões sobre temas mais voltados a searas político-sociais. Assim, através dos debates e estudos, conseguimos ter um maior conhecimento - mesmo que não tão profundo - sobre diversos temas (atuais ou não). Além disso, ao final de cada GD os membros são aconselhados a escrever uma resenha crítica sobre o artigo pelo qual ficou responsável de estudar - isso contribui para um melhor desenvolvimento de ideias e da própria escrita." - Aziz

Nossa Dinâmica:
Neste encontro no dia 18 de julho de 2020, a mediadora foi Maria Clara Meneses com auxilio de Anne Cavalcante e seguimos a mesma dinâmica do encontro anterior.
Dada a situação atual da pandemia de coronavírus-19, partimos do questionamento: A China deveria ser responsabilizada pela rápida propagação do Novo Coronavírus mundialmente visto que, como membro participante da OMS, tinha a responsabilidade de informar ao órgão assim que o vírus se espalhasse dentro do pais de forma descontrolada mas não o fez?
Nesta discussão, adentramos um pouco no mundo do direito internacional, tema que ficara cada vez mais em voga visto a rápida globalização. Ja que na faculdade não temos muito acesso a discussões neste âmbito, resolvemos trazer um pouco deste debate para o grupo de discussão da liga.

Segue a lista dos textos que usamos nesta discussão:
ALEXANDRINO. Isis de Angellis. A RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS PERANTE TRIBUNAIS INTERNACIONAIS. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca. São Paulo,2017, p.103-132.
SATO, Eitii. Conflito e cooperação nas relações internacionais: as organizações internacionais no século XXI. Revista Bras. Política Internacional. 2003. p.161-176
RESENDE. Raniere Lima. O regime jurídico da responsabilidade das organizações internacionais: A concepção do ato internacionalmente ilícito. Revista de Informação Legislativa, Brasília, 2006. p.191-208.
Comments